Poda, frequencia e altura do corte de grama

Mitos e verdades sobre gramados
18 de agosto de 2020

Poda da Grama

A poda da grama é a operação mais básica e frequente praticada em uma área gramada, no entanto, requer atenção para não danificar as plantas e manter o gramado saudável e livre de plantas daninhas.

Altura do Corte da Grama

As gramas, assim como todas as outras plantas verdes realizam o processo de fotossíntese, através de suas folhas, para poder viver e se desenvolver.

A poda reduz a quantidade de área foliar disponível para realização de fotossíntese e pode também reduzir o vigor da planta.

Se a altura da poda for muito reduzida, o gramado se torna menos tolerante aos estresses ambientais, como a falta de água, frio e calor excessivo, e mais suscetível a invasão de plantas daninhas.

O sistema radicular das plantas se torna mais curto e menos denso quando as podas têm alturas muito reduzidas, o que aumenta a necessidade de irrigação e fertilização do gramado.

Portanto, para ter um gramado mais saudável, é desejável manter a altura da grama na maior altura aceitável para a finalidade da área, mantendo-o sempre bonito.

Para a maioria das espécies, como a grama Esmeralda e São Carlos, a altura desejada da grama é entre 5 e 7 cm.

Frequência de Poda da Grama

A frequência da poda varia com a velocidade de crescimento do gramado.

Para evitar um forte estresse na planta, nunca podar mais do que 1/3 da área foliar a cada poda. Por exemplo, se o gramado deve ser mantido a uma altura de 5 cm, nunca deixá-lo crescer mais do que 7 cm para a próxima poda.

Se o gramado crescer além disso, o ideal é fazer podas graduais até atingir a altura desejada. Isso ajudará a diminuir os danos fisiológicos que ocorreria com uma poda mais severa.

Remoção das Aparas de Grama

Quando o gramado é podado na frequência correta, a quantidade de aparas não é excessiva e pode ser deixada sobre a grama, pois será uma fonte de nutrientes para o solo. No entanto, se houver uma quantidade excessiva de aparas, se elas estiverem úmidas e em touceiras, o ideal é retirá-las.

Open chat