Primeiros Passos

Mantendo o gramado bonito e saudável.
4 de setembro de 2017

Preparo do Solo

1. Limpar a área onde a grama será plantada (eliminação de pedras e vegetação, que pode ser feita por meio de capina manual, mecânica, ou também com aplicação de herbicidas autorizados).

2. É importante descompactar a camada superficial do solo (10 à 15 cm) para que as raízes possam se desenvolver e as placas de fixem adequadamente.

3. Calagem e aporte de fertilizantes também podem ser aconselhados. Seu fornecedor de grama poderá indicar as melhores fórmulas e nutrientes para o seu tipo de solo.

4. Uniformize o terreno e quebre possíveis torrões de terra. Umedeça o solo.

 

Plantio

A escolha da espécie deve ser feita em função da finalidade do gramado, atentando ao clima e ao tipo do terreno em que será plantada a grama.

ATENÇÃO: OS TAPETES E ROLOS DEVEM SER PLANTADOS NO DIA EM QUE SÃO ENTREGUES!!!

Programe a entrega em função das horas de trabalho e pessoal. Em média, são plantados 20m² / hora / pessoa.

Alinhe os tapetes e rolos de forma retilínea e não deixe espaços entre os mesmos. Terra aparente é oportunidade para o aparecimento de plantas daninhas indesejadas.

Se for necessário, corte os tapetes e rolos com faca bem afiada.

 

Irrigação e pós-plantio

Após o plantio da grama, deve-se irrigar durante 30 dias, em função das condições meteorológicas. Esse período é fundamental para o sucesso da implantação do gramado, garantindo um bom enraizamento e adaptação da grama ao solo.

Até o gramado se estabelecer e cobrir o solo homogeneamente, podem aparecer algumas plantas daninhas que devem ser controladas nesse primeiro momento.

 

Fonte: Gramado Legal

Open chat